Uma visão sobre a cromoterapia



Várias foram às civilizações antigas, como a egípcia, a grega, a indiana, a chinesa e outras que fizeram uso das cores para tratamento de saúde. Na China e na Índia a cor era mais relacionada à Mitologia e à Astrologia. Na Grécia muitos filósofos-médicos foram absorver o conhecimento da ciência médica na fonte egípcia, com os sacerdotes-médicos. A Cromoterapia está intimamente ligada ao antigo Egito assim como a própria Medicina, data de 2.800 a.C. com IMHOTEP, considerado o Pai Universal da Medicina.

A cromoterapia nasceu no antigo Egito, com os sacerdotes-médicos tratando os doentes com as cores, utilizando-se de flores e pedras preciosas. A terapia adormeceu por milênios; e ressurge como uma Medicina-energética, assim como a Homeopatia e a Acupuntura.

A CROMOTERAPIA E A ESPIRITUALIDADE

Em seu livro “Mediunidade”, pág. 178, Edgard Armond* nos relata: Nas curas materiais e nas operações mediúnicas, as cores, veiculadas pelos fluidos oriundos da corrente magnética de base e pelas vibrações dos seus componentes, saneiam o ambiente, esterilizam o campo operatório e objetos de uso, estimulando ou acalmando os agrupamentos celulares; e nas curas espirituais, esses fluidos e vibrações coloridas da corrente neutralizam os impulsos maléficos dos obsessores, concorrem a modificar idéias, pensamentos e ulteriores, sentimentos, assegurando assim bons resultados para os trabalhos de doutrinação.

DEFININDO A CROMOTERAPIA

A cromoterapia se define como a ciência que utiliza as cores do Espectro Solar para restaurar o equilíbrio físico-energético em áreas do corpo humano atingidas por alguma disfunção.

As setes cores do Espectro são:

- VERMELHO

- LARANJA

- AMARELO

- VERDE

- AZUL

- ANIL

- VIOLETA

O SIGNIFICADO DAS CORES NA CROMOTERAPIA

Cromoterapia é uma terapia que auxilia nos processos de ativação de células doentes, recuperando-as. O principio está na captura das cores da natureza para aplicá-las nos campos energéticos, objetivando;

- recuperar nosso bem-estar

- nossa saúde.

- restabelecer o equilíbrio-cor,

- restaurar nossa aura

- restabelecer o equilíbrio físico,

- restabelecer o equilíbrio mental

- restabelecer o equilíbrio espiritual.

O VERMELHO é a cor mais quente, ativa e estimulante. Fortalece o corpo e dá mais energia física, impulso sexual (vermelho cereja), força de vontade, conquistas, liderança e senso de auto-estima. Deve ser usado, antes das refeições, por quem tem problemas digestivos e circulatórios. Simboliza: perigo, fogo, sangue, paixão, destruição, raiva, guerra, combate e conquista; cor de aproximação e encontro.Usado em excesso: o vermelho torna a pessoa agressiva e briguenta.

O LARANJA é a mistura do vermelho com o amarelo, portanto, traz as qualidades dessas duas cores e deve ser usado ao deitar, nas articulações, nas juntas doloridas, em dores de coluna, ciática, hérnia de disco, etc. Traz sucesso, agilidade mental, atrai boa sorte e prosperidade. Desencoraja a preguiça. Simboliza: encorajamento, estimulação, robustez, atração, gentileza, cordialidade, tolerância e prosperidade.

O AMARELO e o DOURADO despertam novas esperanças, no caso de resignação de doentes que desistiram da cura. Dá vivacidade, alegria, desprendimento, leveza. Produz desinibição, brilho, espirituosidade e espiritualidade. Diminui a ansiedade e as preocupações; fortalece os olhos e os ouvidos além de ajudar na cura da artrite. Atrai dinheiro e poder. Atrai pessoas alegres para a sua vida, rejuvenesce e traz charme; constrói confiança, dá poder de persuasão, energia e inteligência. Traz luz para a solução de problemas, ajuda a reter conhecimentos e desenvolver a sabedoria. Simboliza: vibração elevada, vigor, inteligência superior e nobreza. Usada em excesso:torna a pessoa irresponsável e volúvel. O Amarelo simboliza: criatividade, as idéias, o conhecimento, alegria, juventude e nobreza.

O VERDE é a cor mais harmoniosa e calmante de todas. Representa as energias da natureza, esperança, perseverança, segurança, satisfação e fertilidade. Facilita a comunicação com as plantas, com os elementais e os espíritos da natureza. Simboliza: vida nova, energia, fertilidade, crescimento e saúde. Usada em excesso: determina orgulho, superioridade e arrogância.

O ROSA é o vermelho, temperado com as qualidades do branco. É romance, amor espiritual (sem conotação sexual). Eleva as vibrações e o contato espiritual, afasta energias negativas e promove fraternidade.

O AZUL ajuda a baixar a pressão arterial, acalma e traz clareza mental. Produz tranqüilidade, ternura, afetuosidade, paz de espírito e segurança. Reduz o stress e a ansiedade, traz saúde emocional, paz e calma. Promove o entendimento entre as pessoas. Favorece as atividades intelectuais e a meditação. Simboliza: devoção, fé, aspiração, sinceridade, lealdade, confiança e tranqüilidade. Usada em excesso: Não possui contra-indicações.

O VIOLETA é uma cor metafísica. É também a cor da alquimia e da magia. Ela é vista como a cor da energia cósmica e da inspiração espiritual. A cor violeta é excelente para purificação e cura dos níveis físico, emocional e mental. Ajuda a encontrar novos caminhos para a espiritualidade e a elevar nossa intuição espiritual. Traz poderes mentais. Deve ser usada para combater a insônia. Simboliza: dignidade, devoção, piedade, sinceridade, espiritualidade, purificação e transformação. Usada em excesso: Provoca manias e fanatismo.

O BRANCO traz pureza, sinceridade e verdade; repele energias negativas e eleva as vibrações; equilibra a aura; facilita o contato com os guias espirituais e com os ancestrais; gerencia o equilíbrio interior, proteção, instinto, memória, partos, cuidado de animais domésticos e de crianças, sonhos. Também pode ser usado como coringa, para todos os propósitos, substituto para qualquer cor.

Cromoterapia mental na Apometria

A cromoterapia é um método de tratamento utilizado tanto na Apometria como no plano espiritual, onde é largamente utilizada em trabalhos de desobsessão e nos mais variados processos cirúrgicos que ocorrem durante uma sessão de Terapia de Cura.

Na Apometria, médiuns e doutrinadores se utilizam da irradiação das cores por meio da cromoterapia mental, que são transmitidos através de pulsos energéticos aos assistidos, onde a cor é projetada sobre a energia, o nível, a personalidade ou o espírito obsessor, etc. Cada cor tem uma propriedade específica. A Cromoterapia mental é mais eficiente que a cromoterapia de luzes visíveis, pois o tratamento mental através de pulsos ocorre num plano sutil e canaliza as energias que estariam mais próximas da Fonte e da “essência” vibratória de cada cor.


41 visualizações

Razão Social: Centro de Formação Espiritual Águas de Aruanda
CNPJ: 021.469.181/0001­70

End: Av. João José de Santana, 1216 - Robalo - CEP: 49005-050 
Aracaju - SE

  • Facebook Social Icon