Razão Social: Centro de Formação Espiritual Águas de Aruanda
CNPJ: 021.469.181/0001­70

End: Av. João José de Santana, 1216 - Robalo - CEP: 49005-050 
Aracaju - SE

  • Facebook Social Icon
  • Admin

02 de fevereiro. Dia de Iemanjá



Iemanjá é um orixá feminino de origem africana cultuada no Brasil. O seu nome tem origem nos termos do idioma iorubá “Yèyé omo ejá”, que significam “Mãe dos filhos peixes”.

No Brasil, Iemanjá recebe diferentes nomes, dentre eles: Dandalunda, Inaé, Ísis, Janaína, Marabô, Mucunã, Princesa de Aiocá, Princesa do Mar, Rainha do Mar, Sereia do Mar, Majestade dos Mares, Senhora dos Oceanos, Sereia Sagrada, dentre outros nomes.

Iemanjá é a rainha das águas salgadas, regente absoluta dos lares, protetora da família. É chamada também de Deusa das Pérolas, é aquela que apara a cabeça dos bebês no momento de nascimento.

É conhecida como “senhora dos mares” e “mãe de todas as cabeças” (iyá ori). Este título tornou-a responsável pelo equilíbrio emocional, psicológico e espiritual do ser humano, provendo o homem da harmonia necessária para ter uma boa existência e convivência no aiê.

Iemanjá representa a água que refresca e dá vida à terra, que ajuda na procriação e na geração de novos seres. Ela é a água que acalma.

No oceano, Iemanjá controla as marés através das fases da Lua e com a força do vento que agita suas águas e faz com que elas se mostrem ora calmas, ora tenebrosas e temerárias.

É a padroeira dos pescadores e é ela quem decide o destino de todos aqueles que entram no mar. Rege as uniões, os aniversários, as festas de casamento, todas as comemorações familiares. É o sentido da união por laços consanguíneos ou não.

Iemanjá, por ser um dos Orixás mais cultuadas nas religiões de descendência africana, é das mais ricas em mitos e mais conhecida.

Existe sincretismo entre Iemanjá e as santas católicas Nossa Senhora dos Navegantes, Nossa Senhora da Conceição e Nossa Senhora da Glória.

Por isso comemora-se o dia de Iemanjá dias 08 de dezembro (Nossa Senhora da Conceição) e 02 de fevereiro (Nossa Senhora das Candeias).

O dia da semana dedicado a Iemanjá é sábado e sua saudação é Odoiá.

Acesse mais informações em www.aguasdearuanda.org.br

Imagem: Pintura de JeanCarlo Petchas


203 visualizações