Dia 23 de abril – Dia do Orixá Ogum



No dia 23 de abril, comemoramos o dia de Ogum, Orixá guerreiro da demanda e da luta, senhor das estradas e dos caminhos. Ogum é grande general de guerra, usa a espada para abrir seus caminhos e derrotar seus inimigos. É o senhor do ferro e dos metais, das ferramentas e da tecnologia. Representa o progresso, a vanguarda, as experiências científicas, a eletricidade, a eletrônica, o material cirúrgico. Ele é o destemor.

Ogum é o orixá da lei e seu campo de atuação é a linha divisória entre a razão e a emoção. É o trono regente das milícias celestes, guardiãs dos procedimentos dos seres em todos os sentidos. É sinônimo de lei e ordem e atua na ordenação dos processos e dos procedimentos. É ele o senhor do movimento, aquele que acelera uma ação, o executor das leis divinas. É ordenador, pois rege a ordem da lei em toda criação, abrindo os caminhos. Representa o líder nato.

Ogum usa seu poder e sua espada para socorrer rapidamente aquele que o invoca. Protege os agricultores, os soldados, os artesãos e todos que pedem a sua ajuda nas lutas, na justiça ou até mesmo por melhores condições de vida. Ogum é pleno de energia e empreendedor e suas decisões são rápidas.

Os filhos de Ogum são líderes leais e corretos. São pessoas batalhadoras que não medem esforços para atingir seus objetivos. São determinados, com vigor e espírito de competição. Mostram-se líderes natos e corajosos para enfrentar qualquer missão. Por amar o desafio, sempre estão buscando uma tarefa considerada impossível. Não admitem a injustiça e costumam proteger os mais fracos, assumindo integralmente a situação daquele que querem proteger. Arrependem-se quando veem que erraram e tornam-se abertos a novas ideias e opiniões, desde que sejam coerentes e precisas. Seu temperamento agitado, impaciente e rebelde é notado desde a infância, mas, como não depende de ninguém para vencer suas dificuldades, com o crescimento vai se libertando e acomodando-se às suas necessidades.

Oração

Que a tenacidade de Ogum nos inspire a viver com determinação, sem que nos intimide com pedras, espinhos e trevas. Sua espada e sua lança desobstruam nosso caminho e seu escudo nos defenda. Ogumyê, meu pai!

Aspectos Gerais

Dia: Terça-feira.

Símbolo: espada.

Metal: Ferro, aço.

Elemento: terra.

Folhas: peregum, jurubeba, abre-caminho, espada de São Jorge, carqueja, comigo ninguém pode, cinco folhas, etc.

Domínios: Caminhos, estradas, progresso, tudo que é feito de ferro.

Sincretismo: São Jorge (23/04) ou Santo Antônio (13/06).

Cores: Verde ou azul escuro e Vermelho.

Comida: feijoada, inhame cozido, milho torrado, égbós, amendoim torrado, feijão fradinho, inhame assado, feijão preto semi-cozido, acaçás.

Saudação: “Ogunhê!”


0 visualização

Razão Social: Centro de Formação Espiritual Águas de Aruanda
CNPJ: 021.469.181/0001­70

End: Av. João José de Santana, 1216 - Robalo - CEP: 49005-050 
Aracaju - SE

  • Facebook Social Icon