13 de junho – Dia do Orixá Exu



No dia 13 de junho é comemorado o dia do Orixá Exu, que no sincretismo é Santo Antônio. Exu é o orixá da comunicação, guardião das aldeias, cidades, casas e do axé. A palavra Èșù em yorubá significa “esfera” (aquilo que é infinito, que não tem começo nem fim) e, na verdade, Exu é o orixá do movimento.

Os missionários cristãos, quando começaram a catequizar o Brasil, ao perceberem o grande poder que Exu exercia entre os adeptos do candomblé, começaram a execrá-lo e transformá-lo em um ser maligno e perigoso e sincretizaram-no com a figura do diabo no catolicismo. Infelizmente sua figura continua sendo vilipendiada pela dominação de movimentos religiosos que ditam normas e pautam valores no imaginário coletivo.

Exu é ativador de nossos merecimentos. É o que propicia nossas vitórias e nossas derrotas, pois nem sempre sabemos lidar com a vaidade, o ego, o egoísmo e a soberbia que aflora de forma acentuada quando se conquista algo ou alguém.

Exu é quem abre nossos caminhos, mas também fecha, tranca e acorrenta nossa vida quando nos encontramos desequilibrados e viciados numa maldade e numa possessão sem fim. Isso é a Lei e assim é EXU!

Exu é a força que atua sobre o negativo de qualquer pessoa tentando equilibrar essa ação. É aquele que faz o erro virar acerto e o acerto virar o erro. É aquele que escreve reto em linhas tortas, escreve torto em linhas retas e escreve torto em linhas tortas. Mesmo nos momentos em que nos vemos no meio do caos, Exu sabe fazer com que a ordem prevaleça. Exu não gosta de displicência e de injustiça, não aceita nada mais e nada menos do que lhe é de direito e de dever.

Exu não faz, não participa e não orienta nenhum tipo de magia negativa. Exu é Mago Realizador por excelência e conhece absolutamente tudo sobre magia. No entanto, conhece também a Lei Divina e a cumpre com perfeição a cada momento. Magia negativa é ação do homem que deseja mais do que pode, deve e merece. Exu dá e faz somente aquilo que for de merecimento e de necessidade para o Ser, segundo a Lei Divina.

Ele é o “mensageiro”, recebe e leva os pedidos e as oferendas dos seres humanos ao Orum, o céu. É o Senhor dos caminhos, das encruzilhadas, da entrada e da saída. É o movimento inicial e dinâmico que leva à propulsão, ao crescimento e à multiplicação.

Os filhos de Exu são alegres, sorridentes, estão sempre de bem com a vida, extrovertidos e atentos. Sabem como ninguém ser sociáveis, pois conhecem o valor de uma boa amizade. Esquecem facilmente as ofensas e não guardam rancor.

Aspectos Gerais

Dia: segunda-feira

Símbolo: Ogó

Elementos: Terra e Fogo.

Folhas: Folha de fogo, coração-de-negro, aroeira vermelha, figueira brava, bredo e urtiga, etc.

Domínios: Sexo, magia, união, poder e transformação.

Sincretismo: Santo Antônio (13 de junho)

Saudação: Laroiê, Exu!

Texto extraído do livro Águas de Aruanda,

Organização de Fábio Dantas.

Imagem retirada do site www.behance.net

Domínios: Sexo, magia, união, poder e transformação.

Sincretismo: Santo Antônio (13 de junho)

Saudação: Laroiê, Exu!


4,738 visualizações

Razão Social: Centro de Formação Espiritual Águas de Aruanda
CNPJ: 021.469.181/0001­70

End: Av. João José de Santana, 1216 - Robalo - CEP: 49005-050 
Aracaju - SE

  • Facebook Social Icon