Razão Social: Centro de Formação Espiritual Águas de Aruanda
CNPJ: 021.469.181/0001­70

End: Av. João José de Santana, 1216 - Robalo - CEP: 49005-050 
Aracaju - SE

  • Facebook Social Icon
  • Admin

Dia 24 de junho - Dia do Orixá Xangô



No dia 24 de junho, comemoramos o dia do Orixá Xangô, que no sincretismo é São João.

Xangô é o orixá da justiça, dos raios, do trovão e do fogo e seu campo de atuação preferencial é a razão, despertando nas pessoas o senso do equilíbrio e da equidade. Xangô é sabedoria, amor e respeito à vida. Ele é o poder transformador do fogo que dá ânimo para nossa vida, queimando e destruindo tudo que é ruim. Ele é dinamismo, é equilíbrio cármico. Xangô é pesado, íntegro, indivisível, irremovível. Seu mistério está representado na rocha, nas pedras fixas e inabaláveis. Sua voz é o trovão, que expande a lei e a ordem divina.

É o senhor da justiça e das leis, sejam religiosas, do homem e até mesmo morais. É experiência e sabedoria. Seu machado de dois gumes é o símbolo da imparcialidade, do poder em toda sua plenitude. Sua lei é como rocha, dura e cega. Xangô é poderoso, autoritário e justo, tem um grande e bom coração. Suas decisões são sempre consideradas sábias, ponderadas, hábeis e corretas. Com sua lei, liberta as consciências em evolução. É rigoroso e não aceita injustiças, falsidades, mentiras ou maldades. Xangô é o orixá que decide sobre o bem e o mal.

Ele é ideologia, decisão, vontade e iniciativa. É a rigidez, a organização, o trabalho, o progresso social e cultural. Ele é a determinação de vencer, é a lei de causa e efeito. É o protetor de todos que exercem com bondade as práticas das leis, sejam juízes, advogados, etc. Xangô é o responsável pela solução das pendências e das injustiças, dando a quem merece o devido castigo e a vitória ao injustiçado. É a ele que devemos recorrer nas demandas espirituais, nos processos judiciais e em todos os assuntos ligados à lei e à justiça.

Os filhos de Xangô são pessoas confiáveis, benevolentes, diplomáticas, críticas, exigentes e rigorosas. Possuem a habilidade em verem os dois lados de uma questão. São líderes por natureza, justos, honestos e equilibrados. Apresentam uma alta dose de energia e autoestima, uma clara consciência de que são importantes, dignos de respeito e atenção. Mesmo sabendo ouvir, gostam de dar a última palavra. Conscientemente são incapazes de cometer injustiça. Apesar de autoritário, a bondade do filho de Xangô é grande e ele concilia severidade com justiça, exigência com reconhecimento, cobrança com recompensa.

Por maiores que sejam as provações que ele tenha que passar, haverá sempre uma sorte fantástica a protegê-lo que o anima e encoraja a prosseguir. É franco, não esconde seus sentimentos, não finge nem dissimula. Quando as coisas não saem como ele deseja, não se deixa prender pelo desânimo e, mesmo tendo que alterar seus planos iniciais, não deixa de acreditar que tudo vai mudar para melhor. Trabalhando muito, com honestidade, conquistará tudo o que merece.

Aspectos Gerais

Dia: quarta-feira.

Símbolo: Oxé (machado de lâmina dupla).

Metal: estanho.

Elemento: fogo.

Folhas: louro, folhas de café, cipó mil homens, hortelã, manjerona, erva de São João etc

Domínios: Montanha, raio, trovão, pedreira (formações rochosas)

Sincretismo: São João (24 de junho) São Jerônimo (30 de setembro).

Fábio Dantas

Educador Espiritual, Instrutor de Cartas Terapêuticas, Educador Espiritual, Facilitador de Barras de Access, Terapeuta de Florais de Lara e Elixires de Cristais, Hipnoterapeuta, Ativista Quântico, Doutor em Ciências Jurídicas e Sociais, Palestrante e Escritor.

Veja mais informações em:

https://www.facebook.com/fabiodantas/?ref=bookmarks

https://www.youtube.com/channel/UC8RwZCif8kyi93Ghsh-uLRw

Cores: vermelho e branco (ou marrom).

Comida: Agebô, Amalá.

Saudação: Kaô Kabiesilê!


366 visualizações