20 de janeiro - Dia de Oxóssi



Oxóssi é o senhor das matas e dos caboclos. É o orixá da caça, guardião das florestas. É o grande caçador pelo que produz na caça, na pesca e na plantação. É o orixá que dá sustento ao corpo através dos alimentos. É um vencedor, pois traz para o povo a fartura, a prosperidade, a cura das doenças pela natureza, a saúde plena. É o orixá da riqueza e do progresso.

Na história da humanidade, Oxóssi cumpre um papel civilizador importante, pois na condição de caçador representa as formas mais arcaicas de sobrevivência humana. Rege a lavoura e a agricultura, permitindo bom plantio e boa colheita. Astúcia, inteligência e cautela são os seus atributos, pois, como revela a sua história, esse caçador possui uma única flecha, portanto, é certeira e não erra a presa. Ele é o melhor naquilo que faz por estar permanentemente em busca da perfeição. Oxóssi representa austeridade, despojamento, mudança, constante movimento da natureza em evolução, tudo o que é novo e vibrante.

É caçador de almas e de homens e sua busca visa o conhecimento. Atua no bem-estar físico e espiritual dos seres humanos. Como orientador, mostra o caminho a ser seguido pela humanidade. Modifica inteligências e consciências, atuando na mente e no coração. É o cientista e o doutrinador que traz o alimento da fé e o saber aos espíritos fragilizados.

Os filhos de Oxóssi são grandes conselheiros, incapazes de negar qualquer ajuda a alguém. São calmos, alegres, joviais, amorosos, encantadores, místicos e intuitivos. Têm muitos amigos, mas não gostam de intimidade excessiva. São amáveis e acolhedores, muito embora com forte tendência à solidão. Amam a liberdade e a natureza. São exímios coordenadores de atividades. Possuem grande capacidade de concentração e uma firme determinação de alcançar seus objetivos. Seu olhar observador ganha força no gosto pelo ficar calado e na necessidade de silêncio. Como são pensadores independentes, têm dificuldade em aceitar opiniões diferentes das suas.

Aspectos Gerais

Dia: quinta-feira.

Símbolo: ofá (arco e flecha).

Metal: Bronze (latão).

Elemento: terra.

Folhas: jurema, eucalipto, alecrim do campo, guiné caboclo, samambaia, espinheira santa, etc.

Domínios: caça, agricultura, alimentação e fartura.

Sincretismo: São Sebastião (20/01).

Cor: verde.

Comida: Axoxô.

Saudação: “Okê Arô"


181 visualizações

Razão Social: Centro de Formação Espiritual Águas de Aruanda
CNPJ: 021.469.181/0001­70

End: Av. João José de Santana, 1216 - Robalo - CEP: 49005-050 
Aracaju - SE

  • Facebook Social Icon